Promovendo a educação ambiental e prática da caminhada orientada, o projeto Trekking Educacional fez a sua estreia no Parque Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, recebendo a Escola Estadual Beatriz Maria de Jesus, de São José da Lapa.
O projeto passa agora a atender grupos de alunos da rede pública da Região Metropolitana de Belo Horizonte em uma trilha desenvolvida para a ação que leva os participantes a duas nascentes de água potável existentes no parque, belas paisagens de vegetação nativa e o encontro com diversos animais silvestres.
Os estudantes recebem um treinamento antes de partirem para a aventura, aprendendo a usar as bússolas, cronômetros, contador de passos e outros equipamentos disponibilizados pelo Trekking Educacional. Assim, todos tem a oportunidade de ter um contato mais íntimo com os princípios da modalidade de caminhada orientada adotada pela iniciativa.
Seguindo uma planilha de navegação, cada grupo precisa se orientar e descobrir o caminho se guiando pelas orientações de números de passos, tempo e intercorrências como troncos caídos, pontes, construções e etc.
A orientação cria um objetivo a ser atingido, seguindo perfeitamente as instruções, e guia o olhar dos trekkers para os atrativos naturais do local e a importância da preservação dos nossos patrimônios naturais.
Além do Parque Lagoa do Nado, as atividades do projeto Trekking Educacional acontecerão no Parque das Mangabeiras Maurício Campos, também em Belo Horizonte. Este projeto é patrocinado pela Colombo Agroindústria por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
As fotos do lançamento do Trekking Educacional podem ser acessadas aqui.