O projeto Plantando Saberes, realizado pela Escola Municipal Professor Paulo Freire com o apoio da Movimenta Brasil, lançou em outubro de 2021 uma cartilha de conscientização socioambiental, com base nas ações realizadas desde o seu início. Um total de 600 exemplares foram produzidos com o apoio e patrocínio do Instituto MRV e distribuídos para os alunos do ensino fundamental I e II da escola. Todo o conteúdo presente na cartilha foi construído a partir do conhecimento adquirido pelas monitoras do projeto, Aline Donato e Adalgisa Correia, no manejo e manutenção da horta presente na escola, produto principal do projeto Plantando Saberes, e pelos técnicos Getúlio Feitosa e Laura Barroso.
O material conta a história de criação e evolução do Plantando Saberes até os dias atuais, e levanta a discussão para assuntos cada vez mais importantes como a agroecologia, a importância de vivermos em harmonia com o meio ambiente, a formação e a preservação do solo, os benefícios de uma alimentação mais saudável, e até mesmo como plantas e ingredientes orgânicos podem ser usados como remédios naturais na busca de uma qualidade de vida cada vez melhor. Além destes assuntos, a cartilha ensina também a como produzir inseticidas e fertilizantes naturais, e a como montar e cuidar de uma horta na sua casa.
A primeira horta da Escola Municipal Professor Paulo Freire foi criada em 2006, quando a monitora do projeto e professora da escola Adalgisa Correia foi convidada a ajudar os alunos da escola integrada a entenderem e a aprenderem a cuidar da terra na oficina de horta. De acordo com ela, conforme o tempo passava, a horta ia crescendo e foi então que ela precisou de mais ajuda, convidando assim a também a ex-aluna da escola Aline Donato para a auxiliar. “Assim como eu, a Aline também aprendeu a plantar, cuidar e colher verduras em casa, e nossa parceria deu super certo!”, disse Adalgisa. Atualmente, a horta contribui como atividade prática em diversas matérias de ensino, além de fornecer alimentos saudáveis e de confiança para a própria escola.