Material explica também os processos e técnicas utilizadas na horta da iniciativa
O projeto Plantando Saberes, realizado pela Escola Municipal Professor Paulo Freire com o apoio da Movimenta Brasil, lançou em dezembro de 2021, o vídeo institucional “Conheça o projeto Plantando Saberes“:
Com o objetivo de apresentar as ações realizadas pelo projeto, assim como promover e conscientizar sobre os benefícios da agroecologia e a importância da educação ambiental dentro e fora da escola, o vídeo aborda diferentes assuntos do programa como as aulas de horta realizadas pelos alunos, o manejo das hortaliças colhidas como fonte de alimento, o preparo dos descartes vegetais da produção como fonte de adubos orgânicos, e até mesmo o sistema de reaproveitamento de água usada pela escola para irrigar a horta e seus canteiros.
Criada em 2006, a horta do projeto Plantando Saberes surgiu após uma das professoras da escola, Adalgisa Correia, receber um convite para ajudar os alunos que participavam do turno integral a entenderem e aprenderem a cuidar da terra em uma oficina de horta. Com o passar do tempo, a horta foi ficando cada vez maior, e foi então que Adalgisa convidou a também professora da escola Aline Donato para ajudá-la. Hoje, elas são monitoras do projeto, que contribui como atividade prática em diversas matérias de ensino, além de fornecer alimentos saudáveis e de confiança para a própria escola.
Além do vídeo institucional, o Plantando Saberes lançou também, em outubro deste ano, uma cartilha de conscientização socioambiental construída a partir do conhecimento adquirido pelas monitoras Adalgisa e Aline desde o início do projeto. A cartilha foi distribuída para os alunos do ensino fundamental I e II da escola, e são utilizadas não só durante as aulas de horta, mas também em aulas de outras matérias do currículo escolar.